segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Os 45 anos de Van der Sar: mais que vencedor, um guarda-redes completo

Títulos, prémios individuais, recordes. As condecorações falam por si para colocar Edwin van der Sar entre os melhores guarda-redes de todos os tempos. Multicampeão com Ajax e Manchester United, lembrado como o maior camisola 1 que a Holanda teve. A carreira vitoriosa já seria suficiente para tornar o guardião uma lenda. Mas apontar apenas isso seria minimizar o craque que o holandês foi sob as traves. Envergadura, ótimo posicionamento, agilidade, segurança, saída de jogo. Van der Sar foi um dos guarda-redes mais completos do futebol, e mesmo sóbrio, sem necessitar de defesas espalhafatosas. Era espetacular pela diferença que fazia às suas equipas, mas não por ser espetaculoso. Assim, conquistou tanto. Referência que completa 45 anos.
O garoto nascido no interior da Holanda precisou de pouco tempo para despontar. Aos 20 anos, chegava ao Ajax como aposta. Que demorou pouquíssimo para se cumprir, tomando a posição em apenas duas temporadas. Tornou-se um dos pilares da equipa mais arrasadora dos Godenzonen, acumulando recordes no Campeonato Holandês. Mais do que isso, levou o clube à sua última glória continental, passando segurança em uma equipa recheada de jovens talentos. Ergueu a Champions pela primeira vez, ao mesmo tempo em que se firmava também na seleção holandesa, já como um dos melhores guarda-redes do mundo.
Depois de 13 taças com o Ajax e de uma grande participação no Mundial de 1998, Van der Sar seguiu em frente. Atraído por uma proposta da Juventus, não teve o desempenho esperado em Turim e deixou o clube pela porta dos fundos, após a contratação de Buffon. Ganhou uma nova chance num clube muito abaixo de seu tamanho, mas que ajudou a reerguer o gigante. No Fulham, o holandês se restabeleceu como um dos melhores arqueiros da Europa, mesmo ocupando posições intermediárias na Premier League. Justamente para ganhar a chance que merecia de ressaltar o grande craque que sempre foi.
Desde a saída de Schmeichel, o Manchester United não contou com um guardião que contasse com plena confiança dos adeptos – por mais que Barthez tenha sido vitorioso. Van der Sar preencheu esta lacuna. Em seis temporadas na Premier League, conquistou quatro títulos e três prémios de melhor guarda-redes. Comandou uma defesa fortíssima, quebrando o recorde de invencibilidade da competição, depois de incríveis 1.311 minutos sem sofrer golos. Mas a sua maior façanha estaria reservada mesmo para a Champions. Em 2008, Van der Sar fechou o golo contra o Chelsea na decisão e recolocou os Red Devils no topo da Europa após nove anos, disputando a final continental ainda mais duas vezes.
Em 2011, aos 40 anos, o goleiro viu o momento para pendurar as luvas. Apesar da idade, ainda assim no auge, levantando seu último título inglês. Despediu-se como mito em campo para seguir assim fora dele, trabalhando pelo Ajax e vibrando com o clube que o projetou. Durante seus anos, Van der Sar teve grandes concorrentes na posição, e os anos de baixa quando ainda tinha muito a render lhe custaram um pouco mais de reconhecimento. Mas não dá para negá-lo em qualquer lista dos melhores guardiães das últimas duas décadas. Ou mesmo da história.

Sem comentários:

Enviar um comentário